quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Amamentação

Minha experiência com a amamentação foi bastante contraditória, o meu corpo colaborou muito a favor, mas as circunstâncias infelizmente não. Por incrível que pareça eu comecei a produzir colostro uma semana antes da Kaena nascer, com 32 semanas de gestação, acho que meu corpo estava se preparando para um nascimento prematuro, ela ficou na UTI e não pode ser alimentada por 3 dias, foi terrível, ela passou fome, mas teve que esperar o estômago estar pronto para receber alimentos, durante os primeiros dias foi alimentada por sonda, eu esgotava leite fresquinho 3 x por dia, e nas outras 5 mamadas ela era alimentada com leite artificial, infelizmente o hospital não utilizava banco de leite materno e nem mesmo aceitava que eu deixasse leite para as outras mamadas,  enquanto isso eu esgotava leite e descartava para ir criando uma rotina, também cheguei a congelar em casa alguns potinhos desse leite mais forte pra ela tomar depois.

Ainda na UTI quando ela começou a mamar no peito foi tudo perfeito, teve uma pega linda, meu bico era super bom, ela sugava bem, eu tinha muito leite, tudo lindo, sem rachaduras ou inflamações, nunca senti dor alguma para amamentar, é uma sensação muito prazerosa, e ela fazia uma carinha de satisfeita que enchia meu coração de alegria, fora o contato entre nós duas os olhos nos olhos, uma sensação indescritível, mas como ela precisava ganhar peso a todo custo sempre tinha que oferecer o complemento de leite artificial, e mesmo depois de uma boa mamada ela sempre aceitava mais um pouquinho na mamadeira, quando viemos pra casa essa rotina continuou, eu cheguei a perguntar pra médica se deveria deixar de oferecer a mamadeira para que ela "se obrigasse" a mamar apenas no peito, mas por medo dela perder peso a médica orientou a não fazer isso, com o tempo ela foi mamando menos tempo no peito e mais leite do complemento, pois é muito mais fácil mamar na mamadeira e por aí foi, até que poucos dias antes de completar 3 meses ela simplesmente não quis mais o peito, se contorceu, fez ânsia e não quis mais, fiquei tão triste, me senti culpada, pois acho muito importante a amamentação, principalmente no caso dela que foi prematura, mas infelizmente não tive opções, a alimentação dela já começou de uma forma que fugiu do meu controle, ela nunca pode tomar Leite materno exclusivamente, como era minha intenção.

Agora parei de me culpar, o importante é ela estar se desenvolvendo bem e sendo muito amada, e essas duas coisas estão acontecendo maravilhosamente bem, então bola pra frente, o importante é que ela é muito saudável, em seus 3 meses de vida nunca teve febre, resfriado, virose ou qualquer outro problema, já pegou sereno, vento, tomou banho de mar, todos os dias na hora do banho eu deixo ela "mergulhar" metade da cabeça na água e molhar as duas orelhinhas ela adora fazer isso, dá risadinha e faz uma carinha de feliz, as vezes vira a cabecinha de lado e deixa um dos olhos aberto em baixa da água) e mesmo assim nunca ficou doente, ela é forte desde cedo, saudável por natureza e que assim seja por toda a vida! 

Seguindo sempre com fé =)

Evelyn

Nenhum comentário:

Postar um comentário